Início

Estefany Fonseca - Histórias e Tradições no Coração do Recôncavo Baiano.



💚 Visitantes, espero que estejam bem e que tenham uma leitura tranquila. 💚

💬 Me apresento, brevemente,  para que tenham uma mínima noção de quem sou.


Me chamo Estefany, tenho 23 anos, moro em Salvador/BA e sou estudante do curso de Museologia da Universidade Federal da Bahia. O objetivo deste trabalho produzido no componente curricular FCHG87 - Seminários Temáticos IV, conduzido pelo Professor José Cláudio, foi analisar a relação do patrimônio material e imaterial de Maragogipinho e associando com a Museologia. 



MARAGOGIPINHO - HISTÓRIAS E TRADIÇÕES NO CORAÇÃO DO RECÔNCAVO BAIANO

Localizado no distrito de Aratuípe, na região do Recôncavo Baiano, Maragogipinho é uma comunidade profundamente enraizada em uma rica herança cultural, ancestral e socioeconômica. Maragogipinho se sobressai especialmente, pela sua notável tradição na produção artesanal de cerâmica, as produções são feitas nas olarias, são estruturas ou locais onde ocorre a produção artesanal de cerâmica na comunidade, as olarias desempenham um papel crucial na produção cerâmica. Iniciada no século XVIII, a prática da modelagem manual ampliou para a utilização de tornos elétricos e moldes, as técnicas transmitidas de geração em geração, preservam métodos tradicionais na criação de peças de cerâmica e refletem a riqueza cultural da região.

Conjunto de fotografias: Olaria e Loja de Sr. Antônio


               

No vídeo abaixo, deixo registrado um trecho do processo de moldagem das peças na olaria do Sr. Antônio.


Vivenciando algumas horas em Maragogipinho foi possível notar as características singulares do local, a diversidade e quantidade de peças. A maior parte das peças possuem funções decorativas e/ou utilitárias. Nas fotografias abaixo é possível identificar, como em muitas vezes as duas funções caminham juntas. Os filtros de barro, as panelas, os cofres em forma de porco, as portas chave e as moringas, são exemplos que carregam utilidade e estética. As produções realizadas por oleiros, brunideiras e santeiros, preservam de forma reconhecida a tradição das práticas ceramistas, pois a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - UNESCO, reconheceu que Maragogipinho é o principal centro de produção cerâmica da América Latina. 

Como se não bastasse Maragogipinho ser esse palco de sabedoria e perpetuação do saber fazer, ele completa sua beleza com a conexão com o rio Jaguaripe. O rio Jaguaripe desempenha um papel muito importante na economia local e nas atividades sustentáveis da região, tendo como exemplo a pesca artesanal.


 

Maragogipinho apresenta a natureza material e imaterial de seus bens culturais de maneira significativa e valiosa, sob o sol e o céu azul, Maragogipinho mostra sua beleza singular, um local de encantos abraçado pelas águas do segundo maior rio da Bahia, o Rio Jaguaripe, suas águas refletem o cotidiano daqueles que, em suas margens, moldam histórias. Cada passo dado em Maragogipinho foi marcado por cores, artes, belezas, histórias, receptividade e sorrisos. Imaginei conhecer um pouco da vivência de cada morador, pensei em como seria sentar-se ao lado de um deles à beira do rio em constante renovação e ouvir sobre suas histórias e seus sonhos.

Voltando da viagem, lembrei da aula do componente curricular: Cultura Material em 2022.2, recordei do texto de Marcus Dohman, onde ele explica que os objetos podem remeter a lembranças de pessoas ou lugares, desde uma fotografia até um simples adereço corporal, ou seja, os objetos nos conectam com o mundo, eles sustentam memórias, além de provocar constantemente novas ideias. E com essa lembrança não pude deixar de associar Maragogipinho com o fato museológico, defendido por Waldisa Rússio, onde ele representa, fundamentalmente, a relação do ser humano com o objeto. 

REFERÊNCIAS: 

BAHIA, TVE. OLEIROS MARAGOGIPINHO - BEM BAHIA. YOUTUBE. Maio de 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5Ems1gy7t-Q Acesso em: 14 de novembro de 2023.

FESTIVAL DA CERÂMICA MARAGOGIPINHO será lançado nesta sexta na casa artesanato da bahia. Artesanato da Bahia. 2023. Disponível em: https://artesanatodabahia.com.br/festival-da-ceramica-maragogipinho-sera-lancado-nesta-sexta-na-casa-artesanato-da-bahia/ Acesso em: 10 de novembro de 2023.

ALVARES, Sonia Carbonell. Maragogipinho - as vozes do barro: práxis educativas em culturas populares.2016. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.48.2016.tde-11052016-163601. Acesso em: 15 de novembro de 2023. 

GOMES, Carla Renata Antunes de Souza Do "fato museal" ao gesto museológico : uma reflexão I Carla Renata Antunes de Souza Gomes. 2013. 









1 comentário:

  1. Texto claro, focado no objetivo e com relato de pesquisadora, dos seus caminhos.

    ResponderEliminar

Seja bem-vindo! O blog Maragogipinho: sob olhares é uma construção coletiva dos graduandos do curso de Museologia na Universidade Federa...