Início

Lórys Sampaio- Os Terços Católicos de Maragogipinho

 Os terços católicos são objetos de cunho religioso vinculados à religião Católica Apostólica Romana, trata-se de um instrumento de oração que representa a terça parte do Rosário que é oferecido a Nossa Senhora. Originado entre os séculos IV e V com os monges, os mesmos tinham que recitar 150 Salmos bíblicos e apresentavam dificuldades em decorar todos, substituindo assim os Salmos por 150 pais-nossos que eram contados e rezados com 150 pedrinhas numa bolsa de couro e, adiante, com 150 nós em um cordão.

Contemporaneamente o terço é composto por 50 contas pequenas, simbolizando as Ave-Marias, intercaladas por cinco contas grandes, que representam os pais-nossos. A divisão desse instrumento se dá por meio de 4 partes, sendo elas: a cruz localizada no início, as contas maiores, contas menores e a medalha de Nossa Senhora no final.

Maragogipinho é um distrito do município de Aratuípe no estado da Bahia considerado o maior polo de cerâmica para artesanato da América Latina, sua população está diretamente envolvida com o artesanato criando nas olarias inúmeros objetos a base de cerâmica, sendo em sua maioria vendidos em lojas no próprio distrito ou na feira do Caxixi no município de Nazaré das Farinhas-Ba conhecida pelo comércio e exposição de cerâmicas populares. Dentre os objetos produzidos estão os terços, apesar da maioria seguir de modo geral o modelo de terço católico, em suma são produzidos sem seguir a risca os números de contas e não apresentam a medalha de Nossa Senhora.

Não existe medidas exatas para a confecção de um terço católico, entretanto, as medidas mais comum em que se encontram esse instrumento são: cumprimento 39-50 cm, peso 100-200 g, esferas 5-8 mm, largura: 2-4 cm, crucifixo 3,5 X 2 cm e medalha 1,5-2,5 cm. Todas essas medidas variam muito de acordo com o material no qual foi produzido, sendo encontrados em diversos materiais como madeira, plástico, pedra hematita e etc.

No caso de Maragogipinho essas medidas fogem totalmente dessas margens, sendo produzidos em tamanhos bem acima do “padrão”, sendo considerados grandes e pesados se comparados aos demais. Não foi possível realizar as devidas medições desses objetos, porém visivelmente percebesse as diferenças das demais medidas apresentadas, são feitos de cerâmica e cordão confeccionados pelos homens e decorados pelas mulheres.

Referências:

https://marista.org.br/blog/como-rezar-o-terco-divisoes-e-passo-a-passo. Acesso: 15 de novembro de 2023

https://www.paieterno.com.br/2021/09/20/curiosidade-voce-sabe-a-origem-do-rosario. Acesso: 15 de novembro de 2023

https://www.elo7.com.br/terco-catolico-hematita/dp/1376708. Acesso: 15 de novembro de 2023

https://www.artigosreligiosospazebem.com.br/rosario-madeira-6mm. Acesso: 15 de novembro de 2023

https://super.abril.com.br/coluna/oraculo/qual-e-a-origem-do-terco-catolico. Acesso: 15 de novembro de 2023







1 comentário:

  1. O texto contempla aspectos documentais, embora carente de explicitar mais pormenores que configurem o patrimônio, e reforçar o que o toca em termos documentais.

    ResponderEliminar

Seja bem-vindo! O blog Maragogipinho: sob olhares é uma construção coletiva dos graduandos do curso de Museologia na Universidade Federa...